Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Turdidae
 Rafinesque, 1815
Espécie: T. leucops

Nome Científico

Turdus leucops
Taczanowski, 1877

Nome em Inglês

Pale-eyed Thrush


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Sabiá-preto

O sabiá-preto é uma ave passeriforme da família Turdidae.

Nome Científico

Seu nome significa: do (latim) Turdus = Tordo; e do (grego) leukos = branco; e öps face, olho. ⇒ Tordo de olhos brancos.

Características

Mede entre 18 e 21 centímetros de comprimento e pesa cerca de 66 gramas (Collar, 2005).
Apresenta distinto dimorfismo sexual. Os machos apresentam a plumagem inteiramente preta com um belo brilho metálico. Os olhos apresentam um estreito anel periocular amarelo pálido. A íris é branco-acinzentado, bico, tarsos e pés são amrelo-alaranjados.
As fêmeas apresenta a plumagem de coloração parda. O queixo e a garganta são brancos ou camurça, peito e ventre são mais cinzentos e pálidos do que as asas e dorso. O crisso é branco acinzentado. A íris da fêmea também é de coloração acnzentada, as pernas e pés são amarelos, mas a coloração não é tão intensa quanto a do macho da espécie. Seu bico é amarelo na época da reprodução, e fora da época de reprodução apresenta coloração, marrom esverdeado escuro.
Os juvenis da espécie são de coloração pardacenta e apresentam as asas e a cauda mais escuras que as demais partes do corpo. A coroa, nuca e manto apresentam tons na coloração bege ou camurça.

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).

Alimentação

Aimentam-se principalmente de frutas e bagas, mas também buscam alimentosno solo ,onde removem a serapilheira atrás de insetos e suas larvas e outros artrópodes. Costumam acompanhar correições de formigas para conseguir seu alimento.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

É visto geralmente só ou aos casais. Habita principalmente as florestas úmidas e região arborizada em altitudes de 1000-1800 m.

Distribuição Geográfica

No Brasil, está presente apenas no noroeste de Roraima e extremo norte do Amazonas.

Referências

Consulta bibliográfica sobre subespécies:

Galeria de Fotos